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Pesquisas no Google propõem assertividade em experiências reais de consumo.

Quantas vezes antes de realizar uma compra, ir a um bar ou restaurante com amigos, você realizou uma pesquisa no Google? Esta prática se tornou cotidiana para muitas pessoas que otimizam seu tempo utilizando buscas online para realizar experiências reais de consumo mais assertivas sem correr o risco de cair em uma “furada”.

Na expectativa de aproveitar seus momentos de lazer ao máximo, as pessoas fazem pesquisas online para evitar imprevistos, conhecer locais e planejar antes mesmo de sair de casa, isso gera mais confiança aos consumidores o que torna qualquer vivência mais prazerosa.

Buscar informações com antecedência, economiza tempo e promove a confiança, pois o consumidor sabe exatamente o que quer, como chegar e o que irá encontrar no local, enfim isso lhe proporciona menos surpresas, menos custos e menos espera.

As empresas hoje em dia sacaram a importância que estas buscas podem trazer para o seu negócio, por isso tem investido muito em campanhas pagas no Google, para se comunicar de forma direta, entendendo as necessidades do consumidor e atendendo a suas expectativas.

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GDPR passou a valer este mês na União Europeia. Entenda como ela funciona.

A GDPR General Data Protection Regulation foi adotada pelo Parlamento Europeu em 2016 e neste mês de Maio passou a valer em toda a União Europeia. A Lei trata basicamente de uma regulamentação geral para a proteção de dados, ela garante que todos os cidadãos da União Européia tenham mais controle sobre seus dados e possam fiscalizar as empresas que os coletam.

Neste caso a Lei prevê que haja consentimento do usuário na utilização dos seus dados privados, caso isso não aconteça à empresa deverá pagar uma multa de 20 milhões de Euros ou 4% do valor do seu faturamento global.

A Lei possui alcance internacional, ou seja, qualquer empresa que utilize dados de cidadãos da União Europeia e que preste serviço ao mercado europeu deverá demonstrar que houve o consentimento do usuário para o uso de dados.

Resumindo o objetivo desta Lei é proteger todos os cidadãos da União Europeia contra a violação a privacidade, protegendo seus dados e reorganizando as empresas para que invistam na segurança de dados dos clientes e os deixem a par dos motivos pelos quais estão coletando tais dados.

A GDPR é uma Lei importante, visto que há tempos muitas outras leis vem sendo criadas para regulamentar a internet considerando que é comum o vazamento de dados dos usuários, problema que querer atenção e soluções. Esta nova regulamentação afetou as principais grandes empresas do mercado tecnológico, como Google, Facebook e Amazon, por exemplo, que com certeza terão mais preocupações com a cibersegurança.

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Woocommerce prometem mais eficiência para lojas virtuais.

A integração entre WordPress e Woocommerce promete eficiência para o seu negócio virtual. Adquirido pela plataforma de criação de sites websites a WordPress em 2015, ele permite que você instale extensões para a criação de um e-commerce mais produtivo.

As vantagens do uso do Woocommerce estão relacionadas ao suporte, extensões gratuitas e variedades de pagamento digital integrados com Paypal, PagSeguro dentre outros, não é atoa que 28% de todos os e-commerces no mundo o utilizam exclusivamente.

Assim como o WordPress o Woocommerce é uma ótima escolha para quem deseja agilidade, segurança e personalização em sua loja virtual. Ele vem sendo integrado nos diversos segmentos, devido a sua estrutura que é escalável.

Vejas as opções de e-commerce em nosso site

https://mdma.com.br/services/web/lojas-virtuais/

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Novo Programa de Gamers criado pelo Facebook permitirá transmissão de jogos ao vivo.

Facebook Gaming Creator Pilot Program é o novo programa criado pelo Facebook voltado para gamers e tem como iniciativa reunir comunidades deste universo dentro da plataforma.

Iniciado nos Estados Unidos, o primeiro programa piloto foi lançado no começo deste ano, o segundo projeto piloto acontecerá no Brasil, onde a comunidade de gamers é muito forte e vem aumentando a cada dia. Inicialmente foram convidados alguns gamers para jogar e transmitir ao vivo todos estes jogos através do Facebook Live.

O objetivo do programa é auxiliar gamers na criação de comunidades relevantes dentro da plataforma proporcionando apoio e infraestrutura tecnológica, lançando novos recursos que permitam interatividade como, assistir e transmitir jogos ao vivo e assim aumentar a base de fãs dos gamers, auxiliar na visibilidade e criação de conteúdo de jogos e incentivar a monetização.

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Conteúdo personalizado é o futuro da TV tradicional mais internet.

Provavelmente no seu circulo de amizades existem pessoas que não assistem mais Televisão Tradicional, o mundo digital proporcionou novas experiências de conteúdo relacionados a filmes, séries e canais. Os grandes exemplos são o YouTube e Netflix. Porém, apesar do acesso através de notebooks, tablets e celulares ter aumentado absurdamente devido à facilidade para assistir suas séries favoritas ou os vídeos daquele Youtuber que você adora ainda sim a Tv tradicional é uma opção.

Diante deste contexto surge uma nova proposta onde os consumidores esperam que a televisão tenha um conteúdo personalizado sendo mais do que uma simples tela e sim um mix com os conteúdos da internet. Esta nova proposta de acesso da “sua tv” pode acontecer através da machine learning.

Como este modo de consumir conteúdo favorece na divulgação das marcas?

Este cenário é muito favorável para os anunciantes, pois esta personalização pode impactar diariamente os consumidores proporcionando maior alcance e segmentação de campanhas. Com esse combo ficará muito mais fácil campanhas publicitária impactarem positivamente seu público alvo utilizando a personalização e a audiência a seu favor. No que diz respeito à segmentação ao anunciar as marcas conseguirão atingir o público com um conteúdo de do seu interesse falando diretamente com o usuário de forma personalizada.

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O facebook criou programa para recompensar denunciantes de abuso de dados.

No dia 10/04/2018 o Facebook lançou um programa chamado “Data Abuse Bounty” um programa que irá recompensar usuários da plataforma que realizarem denúncias relacionadas a abuso de dados.

A declaração do Facebook é a seguinte “Nos comprometemos a lançar este programa há algumas semanas como parte de nossos esforços para descobrir com mais velocidade potenciais abusos em relação às informações das pessoas. O Programa Data Abuse Bounty, inspirado no programa semelhante que temos para identificar bugs e solucionar problemas de segurança, nos ajudará a descobrir possíveis violações de nossas políticas.”

Segundo o Facebook é compensação acontecerá de acordo com o conteúdo e relevância da denúncia, será feita uma análise de todas as denúncias realizadas e a rede social se comprometeu a respondê-las o mais rápido possível, assim, identificadas as ameaças tomarão as devidas medidas legais cabíveis para cada caso.

O ponto principal é que o Facebook irá pagar a pessoa que realizar a denúncia e também se comprometeu a alertar todos os que estiverem de alguma forma envolvidos na denuncia.

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O que é o Marketing de Guerrilha?

Na década de 70 o publicitário Jay Conrad Levision, criou o “Marketing De Guerrilha” que surgiu como ideia de um “ataque” surpresa ao consumidor assim como acontece nas estratégias de guerra.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar desta estratégia ela pode te ajudar a promover seus serviços e produtos de forma alternativa, gastando menos dinheiro, porém demandando muito desempenho, energia e criatividade.

O segredo do Marketing de Guerrilha atualmente é viralizar! Apesar de ter sido criado antes da internet, o uso das redes sociais atualmente é a maior aliado do Marketing de Guerrilha, que utiliza os espaços públicos e intervenções urbanas para causar uma experiência impactante, fazendo com que as pessoas espalhem a descoberta por ai!

Aí vão dois cases bem bacanas e simples que demonstram a estratégia de Marketing de Guerrilha bem executada.

Kit Kat, simples e criativo, indo muito de encontro coma política da marca e do produto que por si só, diz tudo!

E a Frontline que colocou no primeiro piso de um shopping na Indonésia a foto de um cachorro. Assim quando as pessoas estavam sobre foto para quem visse de cima pareciam pulgas no animal! Sensacional!

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Estratégia de Inbound Marketing

A estratégia de Inbound Marketing nada mais é do que a criação de conteúdo relevante que estabeleça uma comunicação certeira com o público alvo, aqui o foco é um conteúdo que ofereça informações relevantes e agregue valor.

O Inbound Marketing pode ser chamado também de marketing de atração e é composto por três pilares SEO (otimização de sites), Marketing de conteúdo e uso estratégico das redes sociais.

Tanto em categorias B2B quanto B2C a produção de conteúdo relevante pode trazer muitos benefícios para as empresas, a começar pela aproximação com o cliente que se identifica com determinado conteúdo, isso aumenta o poder de persuasão, e consequentemente o ciclo de vendas, pois nestes caso a conversão de leads é mais rápida e acelera as etapas da jornada de compra.

Todos os motivos citados acima geram a redução de custos, pois o desperdício de recursos neste processo é muito pequeno ou quase inexistente o que torna muito escalável a estratégia de Inbound Marketing.

Nestes casos o valor do ticket médio também aumenta na medida em que os clientes já estão fidelizados e confiantes em consumir os produtos de seu interesse.

E ai, ainda duvida que o Inbound Marketing pode trazer grandes benefícios para sua empresa?

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Dia do consumidor

Há rumores de que o dia do consumidor será a próxima “Black Friday” uma grande promoção que se aproxima. Esta data surgiu no ano de 2014 e tem sido vista como uma oportunidade entre atacadistas e varejistas para atingir seu público alvo, os consumidores.

O número de pesquisas pelos consumidores no Google aumenta, palavras chave como “varejo”, “promoção” e a expressão “dia do consumidor” demonstram o interesse antecipado ao longo dos anos, isso demonstra que os compradores tem se preparado para a data.

Assim como o aumento das compras na “Black Friday” em e-commerces o dia do consumidor tem atingido o mundo on-line com intenção de expansão para lojas físicas. A data que se inicia após o fim do ano e Carnaval promete aquecer o mercado, as intenções de compras são relevantes, pois os brasileiros voltaram a comprar mais.

O dia do consumidor tem conquistado seu espaço como data relevante no mundo do varejo, por isso é importante que as marcas realizem campanhas para atrair seus consumidores considerando que o dia do consumidor veio para ficar!

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Vantagens e desvantagens envolvendo o marketplace.

Primeiro é necessário diferenciar o marketplace do e-commerce, ambos são desenvolvidos para promover a compra e venda de produtos pela internet, porém a diferença é que no e-commerce uma determinada loja vende apenas seus próprios produtos, já no marketplace vários lojistas podem se cadastrar e vender seus produtos.

Um exemplo bem conhecido é o “Submarino”, onde você pode comprar um produto em determinada loja, mas isso não significa e ele será entregue por ela, o cliente pode ver em um mesmo site várias opções de preços, entrega, dentre outros.

Os marketplaces surgiram no Brasil em meados de 2012, e têm aumentado ao longo dos anos, são grande parte do faturamento de e-commerces e auxiliam no comércio tanto do atacado, como do varejo.

Este canais, facilitam as pesquisas feitas pelo comprador levando-o aos produtos que procura, isso consequentemente pode aumentar e muito a base dos clientes. Outro ponto positivo diz respeito à diminuição de gastos favorecendo o aumento das vendas e rentabilidade do negócio, que pode ser facilmente mensurada e analisada por ferramentas de integração como o Google Analytics, por exemplo.

Apesar das vantagens, existem alguns pontos a serem destacados no quesito desvantagem que podem incomodar como a catalogação (pode ser um processo demorado), o ranking que é um critério de peso e ainda considera o preço do produto e frete para classificá-lo nas primeiras posições e o repasse que se não for bem estudado pode levar a problemas de atrasos de entrega e pagamento.