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Empresas como Uber, Airbnb e Amazon fazem parte do dia a dia de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Afinal, são negócios digitais que oferecem simplicidade e praticidade aos clientes e talvez você não tenha se dado conta, mas todas estas empresas utilizam o modelo de plataforma de marketplace!

Iremos trazer e explicar o que é um marketplace e quais são as suas vantagens, para você avaliar e ver se vale a pena criar para o seu negócio.

Uma plataforma de marketplace conecta oferta e demanda de produtos ou serviços de maneira online. Em outras palavras, trata-se de um shopping virtual, que reúne diversos lojistas ou prestadores de serviço em um só lugar. Nela, os clientes podem pesquisar diferentes produtos, avaliar preços, comparar a qualidade e fazer sua escolha com praticidade.

Esse modelo apresenta três níveis de acesso:

  1. Consumidores, que podem acessar a plataforma de marketplace para fazer suas compras;
  2. Vendedores ou sellers, que conseguem anunciar seus produtos ou serviços e conquistar clientes com mais facilidade;
  3. Administrador da plataforma, ou seja, quem é dono do marketplace, a pessoa consegue lucrar por meio de comissões ou mensalidades de quem anuncia no marketplace.

Diferença entre uma plataforma de loja virtual e de marketplace

Visualmente, os dois modelos são semelhantes. No entanto, a grande diferença se dá na oferta. Enquanto um loja virtual oferece produtos de apenas um lojista, um marketplace reúne vários vendedores. Basta fazer uma analogia com os negócios físicos: loja virtual é uma loja online, já o marketplace é um shopping virtual.

Além disso, quem é dono de um loja virtual precisa gerenciar toda a operação. Ou seja, fabricação, logística, entrega e devolução são suas responsabilidades. Já quem administra uma plataforma de marketplace não precisa se preocupar com armazenamento ou entrega, pois isso é responsabilidade dos vendedores. O dever dos administradores é gerenciar os vendedores e pensar no marketing para atrair clientes.

Por isso, um shopping virtual pode ser muito mais escalável do que uma loja online. Afinal, ao criar um marketplace, você lucra sem precisar ter estoque. Assim, é possível ampliar o faturamento sem precisar aumentar os custos na mesma proporção.

E ai, o seu negócio é mais indicado para qual tipo? Loja Virtual ou Marketplace?

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