blog-4
By Categories: Web & MobileTags: , , , Comentários desativados em UX e UI, o que são e para que serve?

Você provavelmente já escutou os termos UX e UI, mas sabe o que eles significam?

Antes de explicar a diferença entre UX e UI, devemos ressaltar que ambos funcionam de forma diferente, mas com o mesmo objetivo: proporcionar a melhor experiência ao usuário!

Compreenda a diferença entre UX e UI.

O primeiro passo é entender o acrônimo e descobrir como ela afeta o design da identidade da sua marca e a jornada do usuário ou cliente.

O que é design UX?

A experiência do usuário ou experiência do usuário é um conceito muito popular nos negócios quem trabalha com essa estratégia se preocupa com a experiência do cliente enquanto navega pelo site ou aplicativo. Nesse caso, o UX Design foca no comportamento do usuário na plataforma traçando o caminho simplificado desde o cliente até o objetivo final, que na maioria das vezes é a compra.

Para fornecer uma melhor descrição da experiência do usuário. Temos o seguinte exemplo:

Ao acessar aplicativos de entrega de alimentos, você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • O aplicativo possui uma boa visualização de seus botões e elementos?
  • Você pode ler e ver fotos facilmente?
  • O design do aplicativo é atraente e fácil de usar?
  • A navegação é rápida e o processo de compra fácil?

Se a maioria das respostas foi sim, felizmente há uma equipe de design UX por trás deste aplicativo! O profissional da área está atento a essas e outras dúvidas e opiniões de quem utiliza a interface, visando sempre melhorar a experiência no aplicativo.

O que é design de interface do usuário?

O acrônimo UI, que significa interface do usuário ou interface do usuário, é uma área dedicada à criação de interfaces visualmente amigáveis ​​que permitem uma melhor orientação do usuário dentro do site ou aplicativo. E otimizando os elementos da interface ainda é possível conseguir um aumento significante nas vendas.

Para entender melhor Um exemplo de como funciona o design de interface do usuário.

Por exemplo, a empresa está claramente perdendo muitas vendas se, ao acessar uma loja online, não encontrar as informações necessários para encaminhá-la ao carrinho de compras e finalizar a compra.

Consequentemente, os profissionais de UI design lidam com os elementos visuais das interfaces, como:

Botão

Botões são elementos de qualquer interface. Por fim, o usuário irá interagir por meio deles na plataforma da empresa Os mais usuais são:

Botões de caixa de seleção: onde o consumidor poderá marcar mais de uma opção na pergunta

Botões de ação: ou como são chamados de CTA (Call to Action) são botões que instrua o comprador a realizar uma ação seja ela: entrar em contato, fazer uma compra, baixar e entre outras;

Botões liga e desliga: como o nome sugere, ligam ou desligam os recursos da interface.

Tipografia

A tipografia e o copywriting são elementos que vão ajudar na comunicação com a plataforma neste caso, a tipografia é a tipografia escolhida para apresentar o conteúdo textual, e também é escolhida de acordo com a identidade visual da marca.

Copywriting

Copywriting, por outro lado, refere-se à estratégia de mensagens que as marcas usam para persuadir os leitores a agir. Isso geralmente é feito por especialistas em mercadologia e redação. Ambos os elementos estão sempre juntos para transmitir uma mensagem que condiz com o perfil da empresa.

Ícone

Os ícones têm a função de transmitir e apresentar informações aos usuários, sinalizando informações importantes ou, por exemplo, como um ícone para indicar um número de telefone.

Cores

A cor é primária e deve ser escolhida estrategicamente! Vários estudos mostraram como as cores influenciam como nos sentimos. E como esses sentimentos se relacionam com o seu produto?. Consequentemente, para alcançar uma plataforma diferenciada, é preciso captar a atenção do usuário com cores harmoniosas que possam captar e converter mais vendas e clientes.

Conseguiu entender as diferenças e como funciona cada implementação de UX e UI Design para sua empresa?

A combinação de UX e UI Design traz muitos benefícios para empresas que buscam melhorar seus resultados e sobretudo aumentar o número de clientes e a sua fidelização.

Veja alguns benefícios de usar a estratégia

  • Construir valor para os clientes e ajudar a entender como eles se comportam
  • Maior chance de fidelização de clientes
  • Destaques da partida
  • Fortalecer a força da marca no mercado

Além disso, para perceber as vantagens dessa técnica, basta se colocar no lugar do seu consumidor (público-alvo). Quando temos uma boa experiência com a empresa sempre informamos para amigos e familiares sobre isso.

Fortaleça sua empresa e/ou sua marca com UX e UI.

Entre em contato com a MDMA e veja as opções que temos para te ajudar.