Publicado em

Algumas tendências para as mídias sociais em 2017

Iremos explorar algumas das tendências que são irão movimentar o ano de 2017 nas mídias sociais e que já são realidade no mundo inteiro.

1º tendência – As mudanças nas plataformas Sociais (Snapchat, Facebook, Pinterest, Twitter e Linkedin)

Não é de hoje que vemos quase todas as pessoas com seus smartphones na mão, seja na rua, shopping, ônibus, escola, parques, viagens e etc.. Interagindo com os mais diversos tipos de aplicativos e os principais são os sociais, tais como Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e outros. E de 2013 para 2016 tiveram diversas mudanças e que movimentaram o mercado, tanto que sofremos com as diversas atualizações dentro da Apple Store e do Google Play.

Levando em consideração o número de usuários presente dentro do Facebook mensalmente (mais de 1,8 bilhões de pessoas ativas) podemos ver e perceber como eles andam se comportando e como isso pode ser uma tendência para 2017.

O Facebook começando como exemplo teve uma perda considerável de usuários jovens (até 24 anos nos EUA) pois achavam que a plataforma era “ultrapassada” e muitos migraram para o Snapchat, onde a interação com vídeos é bem maior. Mesmo assim focaram em melhorar o engajamento e começaram a mudar bastante o Instagram (plataforma social adquirida pelo Facebook em 2012), e o Facebook não para de trazer melhoria em suas outras plataformas, tentando assim alavancar essa perda que teve dentro deste público mais jovem.

Já o Twitter e o Pinterest, mudaram suas denominações dentro do Google Play e da Apple Store e essa mudança foi algo estratégico feito pelas empresas com foco para conseguir atrair e convencer novos usuários. O Twitter mudou de “mídia social” para “notícias” e o Pinterest mudou de “mídia social” para “catálogo de ideias”. Com isso os usuários começaram a entender como e oque a plataforma pode oferecer de melhor para ele. E muitas outras podem mudar suas denominações futuramente.

Como podemos ver as plataformas sociais querem ter importância para o seu usuário e fazem melhorias frequentes para manter engajado do usuário, algumas se juntam a grandes empresas do conglomerado do mercado Microsoft que adquiriu o Linkedin, ter o próprio negócio com diversas áreas se preferir atender (Facebook, Snapchat e Google) ou pode ser um startup de pequenos negócios. Todas fazem com que o mercado seja mais ágil e dinâmico.

2º tendência – Realidade Aumentada

Podíamos até achar que essa tendência pudesse demorar mais 2 anos, contudo a realidade aumentada está cada vez mais presente e hoje temos diversos tipos o Oculus Rift, PlayStation VR, Gear VR, HTC Vive e muitos outros começam a desenvolvidos em diversos mercados. Contudo vamos aos fatos sobre a realidade aumentada, os principais players GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon) além da famosa e mais tradicional mídia “New York Times” tentam abocanhar este mercado neste ano.

O Facebook na sua conferencia anual o “F8”, Mark Zukerberg demonstrou ser o megainfluenciador para a realidade aumentada e como ele enxerga sobre, tanto que revelou o seu plano para os próximos 10 anos e como foi o esperado, ele está fortemente focado em VR, AI e AR.

É parece que 2017 será bem agitado e terá novidades logo em janeiro, muitas outras novidades irão bombar em 2017 e iremos também expor algumas delas.

Fiquem ligados.

Deixe uma resposta